Controladoria-geral divulga plano de auditorias para 2025
O Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) exercício 2025 encerrou a programação da 6ª Semana Municipal Contra a Corrupção.
Publicado em 13/12/2024 17:32
Na tarde desta sexta (13) a Controladoria-Geral do Município de Governador Valadares (CGM) realizou o encerramento da programação da prestigiada 6ª Semana Municipal Contra a Corrupção, ocasião em que também divulgou o Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) exercício 2025, que será liderado pela Gerência de Transparência, Inspeção e Controle e executado por toda equipe da CGM.
A elaboração e divulgação desde plano também atende exigência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE) a todos os órgãos de controle interno do estado. As auditorias têm como objetivo analisar e certificar a regularidade das ações e procedimentos de execução das rotinas dos diversos setores da Prefeitura de Valadares.
A gerente de Transparência, Inspeção e Controle, Jane Aparecida Ferreira, responsável direta pela elaboração e execução do PAAI, ressaltou o caráter técnico e valoroso do trabalho, como forma de contribuir para a qualidade e a eficiência dos serviços públicos. “O Plano anual de auditoria interna é um instrumento técnico importante para analisar o desempenho da gestão municipal, bem como verificar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população. As ações objetivam sobretudo, inspecionar, orientar para prevenir intercorrências, garantir a transparência das informações e sanar eventuais inconformidades”.
A diretora do Departamento de Avaliação e Controle da Gestão, Sabrina Olegário Santana, destacou a importância do Plano de Auditoria Interna: “O PAAI é uma ferramenta para o controle interno e a estratégia de gestão, desempenhando um papel fundamental no planejamento e direcionamento das atividades de auditoria da Controladoria. Ele aponta os objetivos da gestão e oferece segurança aos setores auditados, evidenciando a função de monitoramento contínuo da administração pública municipal”.
O Controlador-geral do município, Luciano Souto comentou sobre o encerramento da Semana contra a Corrupção e a importância do planejamento das auditorias. “Encerramos com muito sucesso a 6ª Semana Municipal contra a Corrupção, que contou com ações exponencialmente relevantes na gestão pública valadarense. Hoje divulgamos o plano de auditorias para 2025. A auditoria representa importante instrumento de controle para o gestor, pois além de certificar a regularidade dos atos e procedimentos da administração, a partir do momento que for constatada eventual inconformidade, é realizado o apontamento e a recomendação para que seja sanada a inconsistência. Por conseguinte, amplia-se o controle dos atos, em respeito aos princípios da legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade e da eficiência na Administração Pública. Externo agradecimentos à competente e dedicada equipe da Controladoria, à Ouvidoria e todos que contribuíram par ao sucesso das ações”, disse.
Na escala para 2025 estão previstas, dentre outras, auditorias nos procedimentos envolvendo parcerias com o terceiro setor, bens patrimoniais, frotas, merenda escolar e transparência pública. Os trabalhos serão realizados de forma contínua, durante todo o ano de 2025.
por Secretaria